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09 abril 2010

Estimulação aquática precoce influencia no desenvolvimento motor das crianças?

No final do ano passado (dez/2009), pesquisadores mineiros publicaram na área de estimulação aquática infantil.

Título:
Influência da estimulação aquática no desenvolvimento de crianças de 0 a 18 meses: um estudo piloto
Influence of aquatic stimulation on 0 to 18-month child development: a pilot study

Autores:
Jaqueline de Oliveira Silva, Júlia Caetano Martins, Rosane Luzia de Souza Morais, Wellington Fabiano Gomes.

Periódico:
Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.16, n.4, p.335-40, out./dez. 2009

Resumo:
O desenvolvimento humano envolve fatores biológicos e ambientais que interagem de forma dinâmica e complexa ao longo da vida. Para alguns autores, o meio aquático pode oferecer diversos benefícios ao desenvolvimento infantil; no entanto, estudos sobre estimulação aquática e desenvolvimento típico são escassos. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de um programa de estimulação aquática no desenvolvimento de crianças de 0 a 18 meses, com ênfase no desenvolvimento motor. Participaram do estudo 12 crianças de classe média com nível de escolaridade materna igual ou superior a ensino médio completo. As crianças foram submetidas a uma avaliação antes e após um programa de estimulação aquática de 50 minutos por semana, durante quatro a oito semanas. A avaliação consistiu na aplicação de dois testes: Denver II, para avaliar desenvolvimento global, e a escala motora infantil de Alberta (Aims), para avaliar desenvolvimento motor amplo. Os dados foram tratados estatisticamente. Não foram encontradas diferenças significativas entre os resultados dos testes antes e após o programa. Portanto, o programa de estimulação aquática infantil não teve influência nas áreas de desenvolvimento avaliadas. Embora o ambiente aquático forneça muitos benefícios para a criança, este estudo não permite afirmar que o estímulo precoce nesse meio favoreça o desenvolvimento infantil. Requerem-se novos estudos, com maior tempo de intervenção, grupo controle e maior número de participantes.
DESCRITORES: Ambiente; Desenvolvimento infantil; Natação.

Este estudo foi desenvolvido no Departamento de Fisioterapia da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, e está vinculado ao projeto de extensão “Cubo D´àgua: Estimulação Aquática para Bebês e Natação Infantil”.

Veja vídeos do projeto:

Vídeo 1                                      Vídeo 2

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